quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Tratamento Alopático

Tratamento Alopático



CORTICÓIDES


Estas drogas promovem um resultado muito bom. Na fase inicial é utilizada alta dose para trazer a doença sob controle. Então a droga é paulatinamente reduzida a dose e mantendo uma dosagem baixa por vários dias. Com o tempo o médico tentará descontinuar o uso dessas drogas para evitar seus efeitos colaterais adversos.
OUTRAS DROGAS ANTIINFLAMATÓRIAS


Algumas delas: sulfasalazina e mesalina.
SUPRESSORES DE IMUNIDADE


Um sistema imunológico superativo e provavelmente importante pode causar colite ulcerativa. Certas drogas que suprimem o sistema imunológico podem ser efetivas no tratamento. Exemplo: Azathioprima, 6-MP, ciciclosporina e methotrexate.



Quais são os medicamentos usados no tratamento?


Atualmente, não existe cura clínica para a colite ulcerativa, mas o tratamento clínico eficaz pode suprimir o processo inflamatório, permitir a cicatrização do cólon e aliviar os sintomas de diarréia, sangramento retal e dor abdominal. Desse modo, o tratamento envolve medicamentos que reduzem a inflamação anormal no revestimento do cólon e controlam assim os sintomas.



São usados atualmente três classes principais de medicamentos, que são:


Aminossalicilatos .



Incluem medicamentos semelhantes à aspirina, como o ácido 5-aminossalicílico (5-ASA, mesalamina, olsalazina) e sulfassalazina. Eles podem ser administrados por via oral ou retal e alteram a capacidade do corpo de criar e manter a inflamação. Assim, sem inflamação, os sintomas como diarréia, sangramento retal e dor abdominal, podem ser muito reduzidos. Esses medicamentos são eficazes no tratamento de episódios leves a moderados e também são úteis na prevenção de recorrências.


Corticosteróides .



Incluem a prednisona, metilprednisolona e budesonida. Podem ser administrados por via oral, retal ou intravenosa. Esses medicamentos são usados com doença moderada a grave. Os corticosteróides afetam a capacidade do corpo de criar e amnter a inflamação.


Imunomoduladores .



Incluem a azatioprina, 6-mercaptopurina (6-MP) e, recentemente, ciclosporina. Como grupo, eles alteram as células imunológicas do corpo, impedindo-as de interagir no processo inflamatório. São administrados via oral e são usados em pacientes selecionados nos quais os aminossalicilatos e corticosteróides foram ineficazes ou incompletamente eficazes.

Nenhum comentário: