terça-feira, 14 de outubro de 2008

Lista de alimentos com 0% de lactose

Todos os alimentos de origem 100% vegetal não têm lactose. Quanto menos processada for sua alimentação, além de mais saudável, melhor esse controle. Assim, cereais, leguminosas, oleaginosas, sementes, frutas, tubérculos, legumes, verduras e todos os seus derivados (farinhas, óleos, passas, sucos, etc)
Também os cogumelos (shiitake, shimeji, champignon, pleurotos, funghi secci, etc).

Aliás, de cereais, sementes e oleaginosas é possível fazer leites vegetais caseiros, que em receitas substituem bem o leite animal. Alguns, inclusive, são muito ricos em cálcio, com a vantagem de carregar fibras.

Dentre os industrializados, os leites de soja atualmente vendidos no mercado não possuem lactose: Purity, Ades, Elegê Veg, etc
Também é possível comprar creme de soja (substituito de creme de leite em receitas doces, principalmente) da marca Purity.
Para substituir leite condensado, o condensado de soja das marcas Purity e Soy Milk. A Soy Milk tem também um substituto de doce de leite.

Existe também o Choco-Soy, um chocolate ao leite elaborado com soja - na versão tradicional ou diet.

Margarinas normalmente contém leite em pó, mas os cremes vegetais (Becel, por exemplo), costumam não ter leite.

Sem sinal de leite
A tradicional fabricante Panco tem uma linha de pães que vêm com a marca “sem lactose” na embalagem. Ela pode ser consumida, sem sustos, inclusive por alérgicos, pois o produto é feito em máquinas separadas, sem nenhum contato com leite.

Nenhum comentário: